— o que é sitelen pona, pra começo de conversa?
sitelen pona é um dos sistemas de escrita do toki pona. se você não sabe o que é toki pona, eu não sei o que você tá fazendo aqui é uma língua minimalista inventada lá no começo dos anos 2000 pela linguista canadense sonja lang. ela tem menos de 150 palavras, mas dá pra falar muita coisa nela. eu pessoalmente não sou fluente em toki pona, mas eu gosto do idioma, e acho ele divertido. você pode ler mais sobre o idioma aqui na wikipédia (em inglês).
um aviso: esse curso não te ensina toki pona. eu fiz ele pra pessoas que já sabem o idioma, mas que querem aprender a ler sitelen pona. se você quiser aprender toki pona, tem uma quantidade enorme de materiais na internet, tanto em vídeo quanto em texto, que você pode usar. um que eu pessoalmente referenciei bastante quando tava aprendendo o básico é o lipu sona pona, do jan lentan; ele inclusive tem uma versão traduzida em português.
o toki pona pode ser escrito no alfabeto latino mesmo (o mesmo alfabeto que a gente usa pra escrever o português, inglês, francês, indonésio, é o alfabeto mais comum do mundo e o que você tá lendo agora), mas ele também pode ser escrito em um sistema de escrita mais fofo, mais apropriado, e mais pona™ do que o alfabeto latino, o sitelen pona.
tem vários outros sistemas de escrita inventados pela comunidade, incluindo um que eu acho muito lindo, o sitelen sitelen, um sistema de escrita mais "artístico" / "cerimonial" que tem uma estética bem parecida com os hieróglifos maias. ele é inclusive não linear — ou seja, você não lê em linha reta!
isso quer dizer que cada um dos simbolozinhos fofos representa uma palavra inteira, e não um som, igual no alfabeto latino. por exemplo, o caractere kala kala 'peixe, animal aquático' representa só a palavra kala nesse sentido, e não por exemplo o som kala dentro da outra palavra kalama. kalama tem um símbolo próprio, kalama. do mesmo jeito, mani mani 'dinheiro, gado' não se parece nada com ma ni ma ni 'esse lugar', apesar de que são os mesmos sons em combinações de palavras diferentes.
pode parecer difícil lembrar de 137 símbolos (mais umas variantezinhas; namako, por exemplo, pode ser escrito tanto como namako quanto como namako1). mas eu te garanto que o sitelen pona é fácil, porque um terço dos símbolos, eu diria, são simplesmente autoexplicativos. e pra os que não forem, eu vou usar macetes pra ser mais fácil de você lembrar eles. aqui uns exemplos:
cada lição vai te ensinar mais ou menos dez caracteres. eu vou agrupar eles por componentes em comum, pra deixar mais fácil você aprender eles, e perceber a lógica deles e ver o que cada um deles tem em comum. por exemplo, uma lição vai ser dedicada aos caracteres de cores como kule kule 'cor', walo walo 'branco', pimeja pimeja 'preto, escuro', laso laso 'azul, verde', jelo jelo 'amarelo', e loje loje 'vermelho', porque todos eles têm o mesmo componente triangular (é um prisma isso) que indica que eles têm a ver com cor.